domingo, 13 de março de 2011

O destino e a incerteza da vida!


A incerteza da vida é vivida por todos nós e ninguém sabe como será o dia de amanhã. Vivemos todos numa ilusão de ter tudo de bom e de que o dia seguinte corra melhor que o anterior. Digo ilusão pois todos nós nos esquecemos do mal que pode afectar qualquer um… é certo que ninguém quer que algo negativo lhes afecte, mas é a realidade da vida. É esta realidade que me assusta.

O não saber como vai ser o dia seguinte, é como se alguma coisa me prendesse de agir. No entanto, não podemos viver receosos e devemos, sim, viver um dia de cada vez. É tudo muito bonito de dizer, mas confesso que nestes últimos dias tenho sentido um bocado de “pavor” do destino e do meu “incerto”. Sinto-me um bocado perdido e sem nenhum mapa nem bússola que me oriente em direcção ao futuro.

Somos nós que fazemos o destino ou a nossa vida? Então porque não é tudo perfeito como deveria ser? Isto é tudo muito contraditório, uma vez que não temos mão em tudo, e vivemos tolos em função de uma coisa que creio que nem existe, pois não o vemos: o destino.
A vida é abstracta, nascemos para crescer, e crescer para viver. Agora pergunto-me vivemos para que? Para fazer o nosso destino? 
Isto assusta-me bastante... 


2 comentários:

Filipa disse...

Há uma grande diferença em viver e existir, a maior parte das pessoas não sabe viver, tal como eu não sabia até uns tempos atrás, a vida apresenta-nos vários caminhos e várias escolhas, e nós temos de optar por uma delas no momento certo e nunca nos virmos a arrepender daquilo que escolhemos, porque no momento era aquilo que achava-mos certo. É tão bom saber que o futuro é incerto, e é ainda melhor saber que não sabemos o que a vida nos reserva, seja mau ou bom, porque se soubessemos nunca iriamos aproveitar os momentos bons e andariamos sempre a pensar que o bom ia ter tempo curto, e que o mau estava para chegar. A vida é mesmo assim, cheia de mudanças, de coisas boas e más. É assim que a podemos definir. Aproveitar o melhor que a vida nos vai dando e termos forças para combater cada luta e ganhar-mos experiência de vida com isso. Gostei bastante deste teu texo ;)
Filipa *

marco malta disse...

A vida é regida por milésimos de segundos.Escolhemos nossos caminhos,fazemos planos.Ai de repente tudo para.
acaba.
É o fim.
Os planos e escolhas ficaram.
Morremos.
Mas,não sabemos quando.daqui á milésimo de segundos ou daqui a 80 anos.
O lance é escolher caminho,fazer planos e viver a cada segundo como se fosse o seu último segundo de vida e viver como se tivesse milhões de segundos á frente para viver.