quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A questão da emigração: ir ou não ir?


Bem, ontem referi de alguns dos problemas que o País está a enfrentar, devido a situação económica que se está a reflectir cada vez mais. Creio que estas razões poderão levar ao aumento progressivo da emigração. Muito já se ouviu dizer que quem emigra é cobarde, por deixar o País e não ajudar. Não concordo que seja egoísmo, mas sim das poucas maneiras que existem de uma pessoa ter uma vida com alguma qualidade. Sou apoiante da emigração desde que realmente compense. 
Adianta-nos ter o tão famoso "orgulho português" e ver-nos sem perspectivas de emprego e vida nenhumas? De que nos vale ter esse orgulho se em Portugal cada vez mais se sobrevive em vez de se viver? 
Quem me dera nunca ter de abandonar o meu País e ficar por cá, mas a esperança de uma vida digna é cada vez menor. Infelizmente, e na minha opinião, acho que se queremos e podemos, devemos ir para outro país poder ter algo que cá não dá. A situação é terrível, e pensar que já fomos donos de metade do Mundo! 
Sinceramente, nos últimos tempos tenho pensado em ir embora, talvez por uns tempos, ou quem sabe definitivamente. Mas também sabemos que a vida não está fácil e não basta estalar os dedos e ficamos cheios de dinheiro que nos dê a possibilidade de ter tudo e mais alguma coisa (lá fora) e vir para Portugal em Agosto, mostrar o que se conseguiu. 
Acredito que não seja fácil emigrar e mudar de vida, mas por vezes é necessário. É assim que se consegue chegar a algum lado. Já dizem que os níveis de emigração estão a atingir os níveis dos anos 60-80 em que grande parte dos portugueses foram principalmente para França, Luxemburgo e Suiça. 
Se eu puder emigrar? Emigro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Achei este blogger por acaso, nas andanças dos bloggers, e concordo com a pertinência deste post. Emigrar não é um acto de covardia, muito pelo contrário. Há de ser muito valente deixar "tudo e todos" p/ enfrentar um "mundo novo"... Emigrar não é fácil; principalmente se fores viver para um país que possam julgar-te pela tua nacionalidade, cor, crenças...!!! Emigrar é uma decisão que supostamente envolve vários factores até chegares concretizá-la. Se julgas que emigrar p/ já é uma solução p/ determinados factores... FORÇA...