terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário


Há cem anos atrás foi o dia da revolução. Foi o dia em que Portugal mudou perante o mundo. A cidade de Lisboa terminava na rotunda, estavamos num país onde predominava as aparências. Na altura existiam mais prostitutas que médicos, pudera as condições de trabalho não era boas, e a maioria dos médicos fugia par a cidade. 

A famosa zona do Chiado, não era para qualquer um andar por lá, pois era uma zona de elite, para a classe alta. Éramos um país ligado á agricultura onde em cada 10 pessoas, 6 trabalhavam neste sector. Creio que por isto, cerca de 70% da população não sabia ler. A sexualidade, e até em certa parte hoje é, era reprimida. Era um escândalo falar de sexo. 

O Rei era considerado incompetente - faz me lembrar alguma coisa! A nível de desporto, hoje predomina o futebol, no entanto, os repúblicados incentivavam o atletismo bem como o ciclismo. A nível estético os repúblicanos era mais conservadores. O Rossiu era um local de grande contraste entre ricos e pobres e foi aqui onde se deu a contestação social e politica. Na altura a impresa não tinha "papas" na língua. Tinhamos na época cerca de 60 jornais. As desigualdades sociais foram mais visivéis depois da primeira guerra mundial.

Passaram 100 anos, e muito mudou. Portugal modernizou-se imenso, e conseguiu ficar ao nível de muitos países da Europa, em algumas coisas claro. 
No entanto, embora tenha passado muito tempo, e tenhamos mudado muito, há uma coisa que não parece ter mudado muito: É que há 100 anos atrás, o país estava na bancarrota. 

Bem, ao menos isto deu para termos um feriado! :) BOM FERIADO A TODOS!

3 comentários:

Soraia disse...

Já não posso ouvir falar na república xD

Beijinhos e viva o feriado :P

x disse...

Lool que tristeza ...
Para ti também :)

biazinha disse...

Hoje ouvi tanto disso :)