terça-feira, 18 de agosto de 2009

Interfolk 2009



Passo, a resumir, aquilo que foi o Interfolk, talvez um dos melhores festivais internacionais de folclore do mundo.
Houve grupos que chegaram um pouco antes (dias 10 e 11). Oficialmente, o festival só começaria no dia 12.
No dia 12 chegaram os ultimos dois grupos de um total de 5. O grupo da Espanha não gostou das "condições" e resolveu ir embora. A dormida e alimentação desse grupo eram feitas fora dali.
Deviam pensar que iam pra um hotel de 5 estrelas. Foram para uma pensão. Os turcos, por razoes de religiao, nao quiseram ficar alojados ali no quartel militar. Entao, quiseram ir para uma pensão tambem. Fiz de guia. Foi interessante, pois para mim a lingua nao era problema. Nao que eu falasse turco, mas sim porque a porta-voz do grupo falava espanhol. loool. Era hora de almoço, e havia muitas pessoas para alimentar, era necessario muito trabalho e ajuda de todos. Só eram quase 200 pessoas que queriam comer. lool!
Pela noite, a actuação foi em Torres Novas. Houve, cerimonia de abertura, desfile, actuações, e convio entre grupos ate ao fim. Convivi bastante com o grupo da Turquia. Adorei, foi mesmo uma coisa unica! Nunca pensei serem o tipo de pessoas que sao! No dia seguinte, ficamos pelo entroncamento. Almoçamos e depois fomos ate a piscina (alguns claro, porque houve um tempinho). Há noite, iamos actuar no Entroncamento. Foi muito bom havia muita gente para ver, o que nao é muito normal segundo dizem, estava um ambiente excelente (na minha opinião). Todos gostaram. Muita musica, muitas fotos, alegria.. tudo um pouco! O grupo da Espanha foi-se embora para o seu pais. No entanto ja pareciam arrependidos com a decisão, mas penso que o orgulho falou mais alto! lol

No dia seguinte, fomos para a praia o dia todo. Tava quase 40ºC em Torres Novas e ao chegarmos a praia (peniche), o sol nem lá estava.. lool. Tava nevoeiro. No entanto, nós portugueses tavamos na agua.. enquanto que os grupos termilicavam de frio nas nossas tão frias aguas. lool Ainda fizemos um mini Mundial Futebol Praia. Perdemos com a Servia 3-2, mas jogamos melhor. loool. No final do dia, fomos pra rio maior, pra uma aldeola lá no concelho. Jantamos e fomos pro local das actuações. Começei a ficar doente nesse noite. Ja diziam ser gripe A. Caso eu tivesse, ja toda agente tinha tambem! lool.
No dia 15, fomos para tancos, fomos pro castelo almourol de barco. Iamos dividos. Aquilo até é giro. O pessoal até curtiu. Ate conhecemos um servio, que dizia que portugal era o pais dos sonhos deles. Uns sonham sair, outros sonham entrar! loool! :) A noite os grupos convidados deram show junto ao rio, a serem vistos por muita gente.
Dia 16, ultimo dia. Fomos para as moreiras grandes (Torres Novas). Almoçamos e fomos actuar.
Começamos por volta das 5. Andei um pouco mal nesse dia, mas ja era tanta coisa misturada que ja nem sabia o que tinha! lool! Fomos buscar pessoal dos grupos pra dançar, foi muito fixe.
No fim, era preciso levar a Servia, ao shopping ás compras. Tambem fui. Ia a pensar que nao iamos demorar muito, ate porque eu queria estar mais um pouco e despedir principalmente do grupo da Turquia. Eram 19h30 quando chegamos ao shopping e saimos de lá as 21h45. Quando regresso, vejo já pessoal a chorar. O grupo da Turquia já se tinha ido embora. Fiquei com pena,e pensei que ja nao desse tempo me despedir deles la na pensao. Ainda tentei ligar a eles, mas ninguem atendeu. Depois do jantar, a Angola tambem se foi. Era gente fixe e divertida. No entanto nao tive muito convivio com eles. So com 1 ou 2. O Mexico e a Servia arrumavam as bagagens. Fui-me embora de carro, e num cruzamento ao longe, vejo um autocarro, que por sinal era o grupo da Turquia. Nao deu para parar, eles viram me e fizeram-me sinal de luzes. Meti-me de fora pelo vidro e disse-lhes adeus e pronto. Assim ficou. Chega assim, ao fim mais um Interfolk.


Enfim, deu trabalho é verdade, mas valeu a pena. Que venham mais 50 destes que estaremos cá sempre para dar vida a este festival. Apesar de algumas confusões, discussões, problemas, imprevistos, lagrimas e tristezas, valeu a pena, pois aqui aprende-se muita coisa.

Faz-se amigos, aprende-se linguas, convive-se, surge espirito de equipa, conhece-se novas tradiçoes e culturas, troca de lembranças, thirts assinadas... muitas coisas mesmo.

Muitas fotos tiramos, ainda falei algum ingles (ate me surprendo, lool). Não há palavras. A melhor coisa foi termos recebido um convite do México, França e Turquia para lá irmos. Talvez a Turquia 2010 seja uma realidade. =)


Um Obrigado a todos por este grande magnficio festival:


RFECS

Turquia

Servia

Angola

Mexico

Espanha

Sem comentários: